quarta-feira, 15 de outubro de 2008

.
Newsletter nº 11
Outubro de 2008

.
.

Jantar Anual
.

Realizou-se no passado dia 26 de Junho, o já tradicional jantar anual do Grupo dos Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga, no qual participaram mais de 200 pessoas.
O GAMNAA contou com a colaboração da Nestlé/Sical e da Casa Cadaval que ofereceram o café e o vinho servido no jantar.
Especiais agradecimentos vão igualmente para o Hotel da Lapa e Estée Lauder, bem como para os associados Ana Esquível, António Luís Figueiredo Ferreira e Embaixador Tadeu Soares pelos prémios oferecidos para serem sorteados entre os presentes.
Ainda de salientar o colaboração das galerias de arte Giefart e 111 que disponibilizaram importantes obras para serem leiloadas.
.


Prémio Reynaldo dos Santos

.
A exposição O Tapete Oriental em Portugal. Tapete e Pintura Séculos XV-XVIII, comissariada pela Arqª Teresa Pacheco Pereira e Dra. Jessica Hallett, apresentada no nosso Museu, foi a vencedora do Prémio Prof. Reynaldo dos Santos 2007/2008, instituído pela Federação de Amigos dos Museus de Portugal.
.

.
OUTUBRO

.

Acção de Formação ao voluntariado, sobre tapeçaria
.


No seguimento do almoço informal organizado no final do semestre de formação às voluntárias do GAMNAA, realizou-se a 13 de Outubro uma sessão de formação sobre têxteis e tapeçarias, orientada pela Arqª Teresa Pacheco Pereira, conservadora dos têxteis do MNAAAcção de Formação ao voluntariado, sobre tapeçaria, orientada pela Arqª Teresa Pacheco Pereira, conservadora dos têxteis do MNAA
.

Viagem de estudo a Paris
.

Conforme já foi anunciado realizar-se-á de 23 a 26 de Outubro uma viagem de estudo a Paris, no âmbito das retrospectivas de Anton Van Dyck e de Andrea Mantegna. Visitaremos ainda Versailles (onde se encontra a mega exposição de Jeff Koons).
.


Visita guiada ao Museu do Oriente

.

O GAMNAA vai organizar uma visita guiada ao Museu do Oriente no dia 29 de Outubro pelas 15:00 horas. Os interessados deverão inscrever-se até 22 de Outubro pelos telefones 213912800 ou 919417007.
.


Curso de Ourivesaria e Joalharia - Universidade Nova de Lisboa

.

Decorrerá de 23 de Outubro a 7 de Março de 2009, no auditório do MNAA, um curso sob o tema Ourivesaria e Joalharia, organizado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL. A coordenação científica estará a cargo da Dra. Luisa Penalva, conservadora do MNAA. As inscrições deverão ser feitas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (telefs. 21 793 35 19 – 21 793 39 19).
Os sócios do GAMNAA terão desconto de 20%.


Obras de referência do MNAA – “Conversação” de Pieter de Hooch
.
.

No âmbito das visitas guiadas a 10 obras de referência do MNAA, o quadro “Conversação”, de Pieter de Hooch, será a obra em foco no dia 29 de Outubro, às 18.00h.
.

.
NOVEMBRO
.

Exposição “Weltliteratur – Madrid, Paris, Berlim, S. Petersburgo, o Mundo”, na Fundação Calouste Gulbenkian.
.


O “Retrato de Jovem Cavaleiro”, do acervo do MNAA, figura na exposição
“ Weltiteratur – Madrid, Paris, Berlim, S. Petersburgo, o Mundo!”, patente na Fundação Calouste Gulbenkian. A exposição, comissariada por António M. Feijó e com concepção dos arquitectos Francisco e Manuel Aires Mateus, mostra, através de textos literários, documentos e obras de arte, a literatura e os autores da geração de Fernando Pessoa. O GAMNAA está a programar uma visita, no dia 18 de Novembro, às 15:00. A marcação deverá ser feita até 10 de Novembro, pelos telefones 213912800 ou 919417007.
.


Obras de referência do MNAA – O “Presépio do Marquês de Belas”
.


No âmbito das visitas guiadas a 10 obras de referência do MNAA, o “Presépio do Marquês de Belas” será a obra em foco no dia 26 de Novembro, às 18.00h.
.

Viagem a Múrcia e Valência

.


Floridablanca, La Utopia Reformadora”
O “Retrato de D. Mariana Vitória”, e o “Retrato de D. José”, peças de ourivesaria do acervo do MNAA, da autoria de Lúis Jose de Almeida, irão estar patentes nesta exposição que, em Múrcia, comemora o bicentenário da morte do estadista espanhol Conde de Floridablanca. A exposição inclui desenhos, documentos, porcelanas, jóias, livros, esculturas e importantes pinturas de Goya, Batoni, Mengs, Bayeu e outros pintores da época. Está a ser programada uma viagem de estudo em que para além da exposição em Múrcia, se visitarão, em Valência, o Museo de Bellas Artes San Pio V, a nova Cidade das Artes e da Ciência, o Palau de las Artes Reina Sofia e o Museu das Ciências Príncipe Filipe, entre outros. A agência de viagens enviará directamente aos sócios do GAMNAA, informações detalhadas sobre esta visita que deverá ser organizada de 27 de Novembro a 01 de Dezembro.
.

.
DEZEMBRO
.


“Minho Senhorial e Barroco”. Fim-de-semana no Minho
.


Está a ser programada para o fim-de-semana de 6 e 7 de Dezembro uma viagem ao Minho, com visitas ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos, ao Mosteiro de Tibães, e ao Museu Alberto Sampaio (em Guimarães). A agência de viagens enviará directamente aos membros do GAMNAA informações detalhadas sobre esta visita.
.
Visita guiada aos Presépios do MNAA

.
Dedicada ao GAMNAA e muito especialmente aos mais jovens, a 14 de Dezembro, às 11.30h., haverá uma visita guiada aos presépios do MNAA. O encontro será no átrio do Museu (entrada pelo Jardim 9 de Abril). As marcações poderão ser feitas até 9 de Dezembro, pelos telefones 213912800 ou 919417007.
.

Blogue do GAMNAA
.
Continua a ser actualizado o blogue do GAMNAA, com notícias das nossas actividades e também das do Museu. Poderá ser consultado em:
http://www.gamnaa.blogspot.com/