sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

NEWSLETTER - Nº 12




EDITORIAL
.
Registaram-se em 2008 dois acontecimentos importantes para o Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga. O primeiro foi a atribuição ao GAMNAA do Prémio Reynaldo dos Santos 2007-2008, criado pela Federação de Amigos dos Museus de Portugal (FAMP) para galardoar a melhor exposição temporária apresentada em Museus portugueses em que existam Grupos de Amigos. O júri do Prémio foi constituído pelo Presidente da FAMP, António Pestana de Vasconcelos, pelo historiador de arte José-Augusto França, pela professora da Universidade Nova de Lisboa, Raquel Henriques de Silva, pela Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Cascais, Clara Justino e pela Directora da revista L+Arte, Paula Brito. Candidataram-se os Grupos de Amigos de nove museus: Museu do Caramulo, Museu Nacional do Azulejo (Lisboa), Círculo Dr. José de Figueiredo (Porto), Museu de Cerâmica (Caldas da Rainha), Museu do Mar (Cascais), Museu de Marinha, Museu Nacional de Arqueologia e Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa), e Museu Francisco Tavares Proença Júnior (Castelo Branco).
O Prémio foi atribuído à exposição apresentada no MNAA O Tapete
Oriental em Portugal. Tapete e Pintura Séculos XV-XVII, comissariada por Teresa Pacheco Pereira e Jessica Hallett.
A exposição premiada foi a primeira que se realizou dedicada à história dos tapetes orientais em Portugal e, simultaneamente, ao inventário e significado da sua representação na pintura portuguesa. O respectivo catálogo passou desde logo a constituir uma indispensável obra de referência. De acordo com o regulamento da FAMP, o montante do Prémio (€2.500), financiado pelo Metropolitano de Lisboa, foi utilizado pelo GAMNAA para apoio a projectos do Museu Nacional de Arte Antiga.
O segundo acontecimento que marcou a presença do GAMNN em 2008 foi a colaboração prestada pelo Grupo aos trabalhos de requalificação do andar nobre do Museu, iniciativa do Dr. Paulo Henriques, Director do MNAA que teve como feliz resultado uma total renovação das salas de exposição permanente dedicadas à Pintura europeia e à Artes Decorativas europeias do século XV ao século XIX.

(Vitrinas oferecidas pelo GAMNAA )

Na intervenção realizada substituíram-se as telas dos tectos, repôs-se a continuidade visual das paredes das salas, renovou-se a cor das paredes e dos painéis e executaram-se novas bases para os trípticos, vitrinas e suportes com informações. O projecto, da autoria da arquitecta Célia Anica, teve o apoio mecenático do Millennium BCP e da Philips. A colaboração do GAMNAA concretizou-se na atribuição de uma comparticipação financeira de mais de €10.000 para a renovação de uma das salas, incluindo a execução de duas vitrinas de alta qualidade, ficando registada, por decisão do Dr. Paulo Henriques, numa placa indicadora.
Não apenas como presidente do Conselho Director do GAMNAA, mas também como amador das pinturas e objectos de arte que se guardam no nosso Museu, recomendo vivamente aos membros do Grupo que ainda não o tenham feito, uma visita às galerias agora renovadas. Irão certamente ter uma muito agradável surpresa: vão encontrar um ambiente diferente e mais belo, em que os quadros e os objectos vivem e respiram agora num novo espaço de notável luminosidade, simultaneamente clássico e moderno, no qual o bom gosto não foi de modo algum sacrificado ao (excelente) critério museológico.
Venham ver como o Museu Nacional de Arte Antiga entrou o Ano Novo com o pé direito!

José Blanco
.
PRÓXIMAS ACTIVIDADES
.
Visitas a Exposições
.
• 3 de Fevereiro pelas 15h00
Visita à Exposição temporária patente no MNAA - "Titus sentado à secretária”


("Titus sentado à secretária")

Uma pintura, (retrato do filho de Rembrandt) três desenhos e cinco gravuras da colecção do Museu Boijmans van Beuningen, Roterdão (sala 50)
Nesta visita será ainda apresentada a Nova Organização da Pintura Europeia e Artes Decorativas Portuguesas. Esta visita, que terá lugar no dia 3 de Fevereiro, será orientada pelo Serviço de Educação do MNAA.
.
• 10 de Março pelas 15h00
Visita guiada à Exposição “Realidade e Capricho” - pintura flamenga, patente na Casa-Museu Medeiros e Almeida. O Comissário desta exposição Dr. Anísio Franco (do MNAA) será o orientador desta visita.
.
• 2 de Abril , às 15h00
Visita à Igreja e Museu de S. Roque
Na sequência da recente abertura ao público do Museu de S. Roque, organiza-se uma visita guiada a esta Igreja e Museu, no próximo dia 2 de Abril , às 15h00.
.
Viagens ao Estrangeiro
28 a 31 de Maio
Itália - Bologna, Arezzo e Urbino
O GAMNAA organiza uma visita às cidades de Bologna, Arezzo e Urbino, de 28 a 31 de Maio, com o objectivo de visitar duas excelentes exposições :
1ª - A retrospectiva de Rafael, no Palácio Ducal de Urbino -“Rafael e Urbino. Ligação à sua cidade natal”, (integrará o “ Milagre de Santo Eusébio de Cremona” de Rafael, pertencente ao M.N.A.A.).
2ª. - Em Arezzo, na Galleria Comunale D’Arte Contemporanea: - “Della Robbia. O Diálogo das Artes na Renascença (na qual constará o ”Retábulo de Santa Auta” do M.N.A.A.).

NOTÍCIAS
Visitas Realizadas
1. PARIS – 23 a 26 de Outubro 2008
Conforme anunciado na última Newsletter, efectuou-se, com grande adesão e êxito, uma viagem de estudo a Paris., de 23 a 26 de Outubro.
.
2. Museu do Oriente
A 29 de Outubro realizou-se uma visita guiada ao Museu do Oriente em Lisboa
3. Fundação Calouste Gulbenkian
A 18 de Novembro realizou-se uma visita à exposição “Weltliteratur – Madrid, Berlim, S. Petersburgo, o Mundo”, na F. Calouste Gulbenkian, com a colaboração do Dr. Anísio Franco e uma orientadora local.
4. “Minho Senhorial e Barroco”
A 6 e 7 de Dezembro, foi efectuada uma pequena viagem de estudo ao Minho, a que denominámos “Minho Senhorial e Barroco”, também com muito agrado da parte dos participantes.

(Igreja do Mosteiro de Tibães)


5. Visita aos Presépios no MNAA
Dia 14 de Dezembro realizou-se o já tradicional encontro com os presépios, orientado pelo Serviço de Educação do MNAA.
6. Almoço de Natal
Demos por fim às actividades do último trimestre de 2008 a 17 de Dezembro com um almoço de Natal com as voluntárias do GAMNAA -
7. Continuamos a ter o blog do GAMNAA actualizado. Poderá ser consultado em :
http://gamnaa.blogspot.com/
.

CONTACTOS
Para inscrições nas iniciativas divulgadas nesta Newsletter, contactar Clara de Sousa
Tel. 213912804 ou então 91 9417 007
Emails: mnaa.amigos@gmail.com ou mnaa.clarasousa@ipmuseus.pt

.

.