sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

.
.
.

Francisco Vieira Portuense (link)
.
.

A súplica de Inês de Castro
.
.


Retirado de notícia da agência Lusa, alguns pormenores sobre o quadro de Viera Portuense patente, a partir de hoje no MNAA:

"O quadro "Súplica de D. Inês de Castro", do pintor Vieira Portuense, adquirido em 2008 num leilão, em Paris, por um empresário português em parceria com o Estado, foi
apresentado hoje no Museu Nacional de Arte Antiga.
.
O quadro vai estar numa sala de exposições temporárias acompanhado por três estudos também da autoria de Francisco Vieira (1765-1805), pintor neoclássico conhecido por Vieira Portuense.
.
A "Súplica de D. Inês de Castro" - pintura com 1,96 metros de altura por 1,50 metros de largura - foi executada para o Palácio da Ajuda, e o seu rasto perdeu-se a partir de 1807, altura em que foi levada para o Brasil pela família real portuguesa.

.
Permaneceu no Palácio de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, até à proclamação da república no país, regressando à Europa, como sucedeu a muitas obras de arte da família real portuguesa.
.
Em Junho de 2008, o Grupo de Amigos do MNAA enviou uma carta ao ministro da Cultura, alertando para a venda iminente do quadro num leilão em Paris, e a obra viria a ser adquirida por um mecenas anónimo por 210 mil euros.
.
Pela primeira vez que o quadro é apresentado ao público desde que saiu de Portugal, no início do século XIX com a família real portuguesa
..
Nascido no Porto, em 1765, Francisco Vieira de Matos escolheu como nome artístico Vieira Portuense, estudou em Lisboa e em Roma, e foi um dos introdutores do neoclassicismo na pintura portuguesa.

.
Adoeceu com tuberculose e mudou-se para a Madeira, onde morreu com apenas 39 anos.
"

.

.

.