terça-feira, 10 de março de 2009

Fundação Medeiros e Almeida ...

.
.
.

10 de Março, às 15h00
Visita guiada à Exposição “Realidade e Capricho” - pintura flamenga, patente na Casa-Museu Medeiros e Almeida. O Comissário desta exposição, Dr. Anísio Franco (do MNAA), foi o orientador desta visita.

Trinta obras de pintura flamenga e holandesa dos séculos XVI e XVIII da colecção de Antonio de Medeiros e Almeida, (link) expostas pela primeira vez juntas na sede da Fundação Medeiros e Almeida (link) , revelando o gosto deste coleccionador por esta época da pintura.
Nomes como Daniel Seghers (1645-48); Jan Brueghel, o Velho, (1605); uma série de oito paisagens de Jan Van Goyen produzidas entre 1623 e 1652; Retrato de Rembrandt da oficina do pintor holandês (1660); Retrato de D. Catarina II de Jacob Huysmans (1664);Virgem e o Menino do atelier de Peter Paul Rubens; Ressurreição de Lázaro de Jacob Willemzs de Wet etc. etc.

Pelo dedo e pelas palavras do Dr. Anísio Franco entrámos no mundo desse periodo da pintura europeia e a sua cultura e grande ecletismo envolveu quem o ouvia com imenso agrado ..........
.