segunda-feira, 11 de maio de 2009

NL nº 13 - GAMNAA

.
.
NEWSLETTER Nº 13 .- MAIO 2009
.
.
Editorial
.
.
Na sessão com que iniciaram as comemorações do Dia do Amigo, no passado dia 20 de Abril, a Aquitecta Teresa Pacheco Pereira leu uma carta do Dr. Paulo Henriques, que, impossibilitado de comparecer, enviou aos Amigos do Museu uma saudação especial.
.
Nessa carta, o Director do Museu Nacional de Arte Antiga, depois de sublinhar que o GAMNAA “tem contribuído para o engrandecimento e o melhor serviço do Museu Nacional de Arte Antiga”, através de uma acção que “visa, por um lado o usufruto qualificado das actividades disponibilizadas pelo Museu e, por outro, o envolvimento dos cidadãos na sua promoção e engrandecimento e, assim, da nossa própria Cultura”, afirmou que, até aqui, estas duas valências, sociais distintas mas igualmente importantes, “se têm cumprido dentro dos meios disponíveis de parte a parte: os Amigos prestando relevante apoio às actividades programadas pelo Museu, a equipa do Museu correspondendo às solicitações dos Amigos e, sobretudo, desenvolvendo um notável esforço para não os desiludir, através de uma estratégia de trabalho produtivo gerido por prioridades que entendo certas, tendo em conta as graves necessidades estruturais acumuladas durante anos e que devem ser supridas gradualmente em cada uma das tarefas que cumprimos”.
.
Neste contexto de mútua colaboração, o Director do Museu fez no final da sua carta um apelo aos Amigos para que “se instituam também cada vez mais como força capaz de convocar atenções públicas e políticas e de, através delas, angariar meios materiais que propiciem o enriquecimento das colecções, a qualificação dos espaços e dos equipamentos postos ao serviço dos visitantes e a realização eficaz das suas actividades”. Foi este o repto lançado ao GAMNAA, para que se constitua em “núcleo duro que faça convergir mais vontades e meios para que possamos cumprir, com maior eficácia, o importante papel que nos compete desempenhar socialmente”.
Registando com reconhecimento as simpáticas palavras com que o Dr. Paulo Henriques se referiu ao GAMNAA e à sua actividade, o Conselho Director conta com a colaboração e a participação de todos os Amigos, sem excepção, para que o Grupo possa responder ao desafio que, através do seu Director, o nosso Museu acaba de nos lançar.

José Blanco
.

Próximas Actividades

VIAGENS AO ESTRANGEIRO
28 a 31 de Maio
Viagem a Itália - Bologna, Arezzo e Urbino
Encontram-se já totalmente esgotadas as inscrições para a viagem de estudo a Itália. Inscreveram-se 69 pessoas, das quais 19 se encontram em lista de espera.
Do programa constam as seguintes visitas:
Palácio Ducal, Urbino - Retrospectiva de Rafael, - “Rafael e Urbino. Ligação à sua cidade natal”, ( que integrará o “ Milagre de Santo Eusébio de Cremona” de Rafael, do acervo do M.N.A.A.).
Galleria Comunale d’Arte Contemporanea, Arezzo - “Della Robbia. O Diálogo das Artes na Renascença” (na qual constará o ”Retábulo de Santa Auta” do M.N.A.A.)
.
.
.
VIAGENS EM PORTUGAL
Julho
Está a ser programada para o início de Julho uma visita de fim de semana ao Porto Romântico. Serão visitados os jardins do Palácio de Cristal, a Biblioteca Municipal e o Museu do Romantismo. Haverá um beberete no Solar do Vinho do Porto, seguida de visita à Fundação Guerra Junqueiro.
.
.
ViSITAS EM LISBOA
Junho
IGREJA DE SANTA CATARINA
Dia 4 de Junho, às 15 horas, visita à igreja de Santa Catarina, que será guiada pelo padre António Boto.
Embora a entrada seja gratuita, agradece-se algum contributo para as despesas de restauro da igreja.
.
.
.
PALÁCIO DAS NECESSIDADES
No Sábado, dia 27 de Junho, às 10.00.h, haverá uma visita ao Palácio das Necessidades em Lisboa (Convento, Igreja e Aposentos reais . Esta visita ao magnífico Palácio em que está instalado o Ministério dos Negócios Estrangeiros, será guiada pelo Embaixador Manuel Côrte-Real.
O número máximo de participantes será de 30, só podendo ser admitidos os Amigos que se tenham inscrito até ao dia 30 de Maio.
.

EXPOSIÇÃO “ENCOMPASSING THE GlOBE. PORTUGAL E O MUNDO NOS SÉCULOS XVI E XVII” (MNAA)
Julho
Esta grande exposição do MNAA estará patente de 9 de Julho a 11 de Outubro, reunindo mais de trezentas obras de arte agrupadas em secções centradas em Portugal, no Brasil, no Oceano Índico, na China e no Japão, que criam uma visão alargada e inesquecível da extraordinária época dos descobrimentos portugueses. Esta exposição foi originalmente apresentada em Washington pela Smithsonian Institution..
Está marcada uma visita guiada pela Dra. Lurdes Riobom no dia 14 de Julho, às 15 horas, e mais três visitas durante o mês de Setembro.
.
JANTAR DE GALA

Este ano, o tradicional Jantar Anual do GAMNAA terá lugar em princípios de Outubro no Museu. Será o jantar de gala de encerramento da grande exposição “Encompassing the Globe. Portugal e o Mundo nos Séculos XVI e XVII”.


Notícias

20 de Abril - Dia do Amigo

O Dia do Amigo foi celebrado no passado dia 20 de Abril. Teve início com uma sessão no Auditório do Museu, em que foi lida uma carta dirigida ao GAMNAA pelo Director do Museu (ver o Editorial) e foram entregues Diplomas de Fidelidade aos Amigos com 25 ou mais anos de filiação ininterrupta no Grupo.

A seguir a um pequeno beberete, os Amigos (e os seus amigos) percorreram, à sua discrição, algumas salas e galerias do Museu, nomeadamente aquela em que encontra exposta a tela As Tentações de Santo Antão, de Bosch, a galeria dos Biombos Namban, a colecção de Cerâmica e os Painéis de S. Vicente. Em cada uma delas, falaram das peças expostas, com interesse e competência, Adelaide Lopes, Ilda Arez e Maria de Lourdes Riobom.


Outros Assuntos

Museus e palácios dependentes do I.M.C. a que os membros do gamnaa têm acesso gratuito

Conforme foi solicitado na última Assembleia Geral, já foi enviada por e-mail aos membros do GAMNAA a lista dos Museus e Palácios dependentes do Instituto de Museus e Conservação (Ministério da Cultura) aos quais os Amigos (com as quotas em dia) têm acesso gratuito. Aqui se repete essa lista, destinada aos Amigos que não recebem correio electrónico.

- Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves – Lisboa
- Museu do Abade de Baçal - Bragança
- Museu de Alberto Sampaio - Guimarães
- Museu de Arte Popular - Lisboa
- Museu de Aveiro
- Museu dos Biscainhos - Braga
- Museu da Cerâmica – Caldas da Rainha
- Museu do Chiado/Museu Nacional de Arte
Contemporânea - Lisboa
- Museu de D. Diogo de Sousa - Braga
- Museu Etnográfico e Etnológico Dr.
Joaquim Manso - Nazaré
- Museu de Etnologia do Porto
- Museu de Évora
- Museu Francisco Tavares Proença Júnior – Castelo Branco
- Museu Grão Vasco - Viseu
- Museu de Guarda
- Museu de José Malhoa – Caldas da Rainha
- Museu de Lamego
- Museu Monográfico de Conimbriga
- Museu da Música - Lisboa
- Museu Nacional de Arte Antiga - Lisboa
- Museu Nacional de Arqueologia - Lisboa
- Museu Nacional do Azulejo - Lisboa
- Museu Nacional dos Coches - Lisboa
- Museu Nacional de Etnologia - Lisboa
- Museu Nacional de Machado de Castro – Coimbra
- Museu Nacional de Soares dos Reis - Porto
- Museu Nacional do Teatro - Lisboa
- Museu Nacional do Traje - Lisboa
- Museu das Terras de Miranda – Miranda do Douro
- Paço dos Duques - Guimarães
- Palácio Nacional de Mafra
- Palácio Nacional da Ajuda
- Palácio Nacional de Queluz
- Palácio Nacional de Sintra
- Palácio Nacional da Pena
.
BLOG
Continua em permanednte actualização o blog do GAMNAA. Poderá ser consultado em:
http://www.gamnaa.blogspot.com/
.

CONTACTOS
.Para inscrições nas iniciativas divulgadas nesta Newsletter, contactar
Clara de SousaTel. 213912804
. .
QUOTAS 2009
Estão a pagamento as quotas de 2009.
Podem ser pagas em numerário, em cheque ou, de preferência, por débito em conta bancária. O NIB do GAMNAA é 003500270005684763097
.
.
.