segunda-feira, 7 de setembro de 2009

.
.
.
.
.
Newsletter nº 14
Setembro de 2009



EDITORIAL


O GRUPO DOS AMIGOS DO MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA DECLARADO DE UTILIDADE PÚBLICA

É com muita satisfação que o Conselho Director informa que, por despacho de Sua Exª. o Primeiro Ministro, de 2 de Julho de 2009, publicado no Diário da República, nº. 126, Série II, o GAMNAA foi declarado de utilidade pública. Terminou, assim, um processo iniciado em 2007, com a valiosa colaboração do Dr. Jaime Cortesão Casimiro, Vice-Presidente da Assembleia Geral do GAMNAA, a quem o Conselho Director apresenta os seus agradecimentos.
Pela importância que reveste em termos do reconhecimento oficial dos méritos que concorrem no Grupo dos Amigos, transcreve-se na íntegra o referido despacho.

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS
Gabinete do Primeiro Ministro.

Despacho.
Declaração de Utilidade Pública
.
O Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa, associação de direito privado nº 501.948.155, com sede na freguesia de Santos-o-Velho, concelho de Lisboa, apresenta-se como a mais antiga associação do género em Portugal, tendo sido constituída em 1912. Tem por finalidade contribuir, apoiar e colaborar com o museu, através dos orgãos dirigentes deste último, na realização, desenvolvimento e divulgação dos seus programas e fins.
A cooperação com a Administração tem sido desenvolvida através da colaboração com o Museu Nacional de Arte Antiga, funcionando a associação primariamente em benefício do museu e da cultura em geral. O seu mérito é reconhecido pelo Ministério da Cultura e constitui um instrumento valioso para o desenvolvimento da cultura museológica nacional.
Das suas actividades mais relevantes pode destacar-se: a contribuição para a aquisição de obras de arte destinadas ao acervo do museu, a contribuição para a realização, pelo museu, de exposições temporárias, conferências e cursos e, ainda, a promoção de visitas guiadas a instituições onde decorram eventos de reconhecido interesse cultural, privilegiando deslocações a museus da rede portuguesa de museus e ao estrangeiro, favorecendo o inter-relacionamento de associações que cumprem idênticos objectivos.
Por estes fundamentos, conforme exposto na informação final do processo administrativo nº 77/UP/2008 instruído na Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, declaro-a pessoa colectiva de utilidade pública, nos termos do Decreto-Lei nº 460/77, de 7 de Novembro, com a redacção dada pelo Decreto-Lei nº 391/2007, de 13 de Dezembro.
.
O Primeiro Ministro
José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa

.
PRÓXIMAS ACTIVIDADES
.
.
SETEMBRO

Visitas guiadas à exposição Encompassing the Globe – Portugal e o Mundo nos Séculos XVI e XVII, no MNAA.
Esta exposição, considerada como o grande acontecimento artístico do ano em Portugal, foi originalmente organizada e apresentada em 2007 em Washington pela Smithsonian Institution e depois em Bruxelas, no Palais des Beaux-Arts. A versão que o MNAA apresenta ao público surge agora enriquecida, tanto pelo espaço que lhe foi dedicado (todo o piso 03 do edifício do Museu), como pela apresentação num novo contexto de tesouros nacionais que não puderam ser cedidos para as anteriores versões da exposição em Washington e Bruxelas (tais como a Custódia de Belém ou os Painéis de S.Vicente).
As visitas, expressamente organizadas para o GAMNAA, serão orientadas pelo Serviço de Educação do Museu e terão lugar nos dias 22 e 29 de Setembro, às 15h00.


OUTUBRO
.
- Jantar de Gala
.
O Jantar Anual do GAMNAA terá lugar no dia 9 de Outubro.
Em consonância com o Director do Museu, será um Jantar de Gala, para marcar o encerramento da exposição Encompassing the Globe – Portugal e o Mundo nos Séculos XVI e XVII. Oportunamente será enviada informação detalhada.
.
- Curso Livre de Desenho de 17 de Outubro a 14 de Novembro
Decorrerá aos Sábados, das 10h00 às 13h30, com um número máximo de 15 alunos, e será ministrado pelo Mestre José Faria. O preço para os membros do GAMNAA é de 160 euros e para não sócios 200 euros. Se o tempo o permitir, algumas das aulas terão lugar ao ar livre, no jardim do Museu.

- Viagem a Évora Renascentista 30 e 31 de Outubro
A visita de estudo incluirá o recentemente renovado Museu de Évora e o novo Museu de Arte Sacra da Sé. Visitar-se-ão também o Fórum da Fundação Eugénio de Almeida, as “Casas Pintadas” (conjunto de pinturas murais quinhentistas de interpretação exótica e mitológica, numa antiga propriedade de uma família ligada aos Descobrimentos), as Adegas da Cartuxa e o Convento do Espinheiro.
A Agência de viagens oportunamente enviará o programa detalhado.

NOVEMBRO

- Visita ao Museu do Azulejo No âmbito das comemorações dos 500 anos do Convento da Madre de Deus, o GAMNAA vai organizar uma visita guiada ao Museu do Azulejo, no dia 17 de Novembro, às 15 horas.

- Viagem de estudo a Bilbao 27, 28 e 29 de Novembro
Está a ser programada uma viagem de estudo por ocasião da exposição “El joven Murillo” no Museo de Bellas-Artes de Bilbao. Comissariada por Alfonso E. Pérez Sánchez e Benito Navarrete, a exposição apresentará mais de 50 obras pintadas por Murillo na sua juventude, entre as quais o “Casamento Místico de Santa Catarina.”, pertencente ao Museu Nacional de Arte Antiga.
A Agência de Viagens oportunamente enviará literatura sobre esta visita.

DEZEMBRO
.
- Visita aos presépios do MNAA – A tradicional visita, dedicada especialmente às crianças, terá lugar no Domingo, 13 de Dezembro, às 11h00.
.
.
Blogue do GAMNAA
continua a ser permanentemente actualizado :
http://www.gamnaa.blogspot.com/

CONTACTOS
Para inscrições nas iniciativas divulgadas nesta Newsletter
,
contactar Clara de Sousa
Tel. 213912804 ou então 91 9417 007
Emails: mnaa.amigos@gmail.com ou mnaa.clarasousa@imc-ip.pt
.
.
.