quarta-feira, 7 de abril de 2010

.
.
.

Morreu o historiador de arte
Dagoberto Markl

. (
.
Da Agência Lusa (05 Abril de 2010) e através de e-cultura.pt, transcreve-se:

"O corpo do historiador de arte Dagoberto Markl, falecido no domingo em Lisboa, aos 70 anos, encontra-se em câmara ardente no centro funerário Santa Joana Princesa, anunciou hoje o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA).


A mesma fonte afirmou que o funeral se realiza terça-feira, às 15:30, para o Cemitério do Alto de S. João.

Dagoberto Lobato Markl exercia as funções de investigador no MNAA e era membro da Academia Nacional de Belas-Artes, tendo-se destacado "pelos estudos na área da pintura portuguesa do século XVI, da iconografia, nomeadamente, dos Painéis de São Vicente, mas também na área da história do Xadrez em Portugal", segundo nota do Museu.

Também o Grupo de Xadrez Alekhine, de que era associado, refere em nota a "multifacetada existência" de Markl que qualifica como "profissional exigente e rigoroso, preferindo sempre a dúvida às certezas" e "cidadão empenhado".

Dagoberto Markl é autor de vários artigos e obras, entre eles, o 6.º volume da "História da Arte em Portugal", relativo ao Renascimento, em coautoria com Fernando António Baptista Pereira, o "Livro de Horas de D. Manuel", "O Retábulo de S. Vicente da Sé de Lisboa", ou os capítulos "Os ciclos: Da Oficina à Iconografia" e "O humanismo nos Descobrimentos. O impacto nas artes" na "História da Arte Portuguesa", dirigida por Paulo Pereira.

No âmbito do xadrez publicou "Xeque-Mate no Estoril. A morte de Alexandre Alekhine", e vários artigos.

Dagoberto Markl foi diretor da revista Peão Distante, membro do conselho de Redacção da Revista Portuguesa de Xadrez, e vice-presidente da Assembleia-geral da Federação Portuguesa de Xadrez, tendo sido um dos fundadores da Associación Ibérica de Coleccionistas de Motivos de Ajedrez.


in Diário de Notícias, 05 de Abril de 2010 "
.
.
O GAMNAA encontrou sempre na sua pessoa uma simpatia e disponibilidade imensas e é com muita pena que se solidariza
com o seu falecimento.
.
.
.
.