terça-feira, 8 de junho de 2010

NewsLetter 17 - Junho/2010

.
.
.

EDITORIAL
.
.

O I Colóquio dos Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga, que teve lugar em 27 de Abril passado (Dia do Amigo), constituiu um inegável êxito, não apenas pelo número de participantes (cerca de 70) mas também pela valia das intervenções. Foi especialmente interessante ouvir a Secretária Geral da Fundação dos Amigos do Museu do Prado, Nuria de Miguel: os Amigos do Prado são cerca de 16.000 e em 2009 a receita foi da ordem dos três milhões de euros, dos quais 25% foram entregues pelos Amigos ao Museu. Para além da grandeza destes números, o que mais me impressionou na exposição de Nuria de Miguel foi eles reflectirem a generosidade dos espanhóis – cidadãos privados e empresas – para com o seu Museu. Isso levou-me a dizer no Colóquio que, para mim, ser Amigo de um museu não constitui apenas uma oportunidade de enriquecimento cultural e um modo de obter benefícios individuais: é, antes de tudo, um acto cívico. Por outras palavras: ser Amigo de um museu é muito mais do que pensar “o que pode o Museu fazer por mim” – é, essencialmente, perguntar-se “o que posso eu fazer pelo meu Museu?”.
.
.

José Blanco

.
.

PRÓXIMAS ACTIVIDADES

JUNHO – 2010

05/06 de Junho
Visita a Coimbra e ao Lorvão - COIMBRA REVISITADA
(tal como foi já anunciada),
Visitas ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, à Biblioteca Joanina da Universidade, à Capela de S.Miguel e ao Museu Machado de Castro. Dormida em Coimbra. No Regresso visita-se ainda o LORVÃO.

22 e 29 de Junho, 15h00
Visitas guiadas à exposição “Tapeçarias de Pastrana”, que vai estar patente no MNAA. A exposição (tal como foi já anunciada) será um acontecimento notável, pois irão ser revelados ao público português os originais das quatro grandes tapeçarias tecidas no último quartel do séc. XV representando a tomada de Arzila por D. Afonso V.

24 de Junho, 15h00
Visita guiada ao Museu Antoniano
(Largo de St António, junto à Igreja de St. António. Autocarro:37. Eléctrico:28)

Este museu monográfico, dedicado à vida e culto de Santo António, integra alfaias litúrgicas, azulejos, pintura, gravura imagética (popular e erudita) e objectos vários de devoção.


26 de Junho
ALMOÇO DO GAMNAA
Neste mês de Junho, o GAMNAA optou por organizar um Almoço de Convívio (com serviço de buffet) a ter lugar no jardim do MNAA. Custo: 25 euros. Reservas até 18 de Junho. Pagamento a ser efectuado na altura da reserva.

O almoço será às 13:00, havendo uma visita às Tapeçarias de Pastrana pelas 12:00.



JULHO – 2010

02 de Julho, 14h30
Visita à Fundação Ricardo Espirito Santo Silva
(Largo das Portas do Sol, 2. Autocarros: 37 ; Eléctricos: 12 e 28)

06 de Julho, 14h30
Visita ao Museu Teatro Romano
(Pátio do Aljube, 5 (junto à Rua Augusto Rosa)
Autocarro: 37; Eléctricos: 28).


CURSO «O Acento» no Móvel – a colecção do Mobiliário do MNAA

POR RAZÕES LOGÍSTICAS ESTE CURSO (programado inicialmente para 1,8,15 e 22 de Junho) TERÁ LUGAR NO 4º TRIMESTRE DE 2010, EM DATA A ANUNCIAR.



VIAGENS DE ESTUDO
Tal como foi já anunciado, estão a ser programadas (4º trimestre de 2010) uma visita de estudo a Marrocos (9/10 dias), que incluirá os locais mais emblemáticos da presença portuguesa, como Tânger,Arzila, Ceuta, Mazagão, Alcácer Ceguer e Alcácer Quibir.

Está também a ser programada uma viagem de estudo à Flandres (3/4 dias), nomeadamente a Brugges, a fim de visitar a exposição “Van Eyck to Dürer”, que vai estar patente no Museu Groeninge e na qual figurará a obra de Hans Holbein, o Velho, “O Casamento Místico de Santa Catarina”, do acervo do MNAA. A viagem incluirá também visitas a Gand e Bruxelas.

(Oportunamente daremos informações mais detalhadas sobre estas viagens).
.
.
.
.
NOTÍCIAS

ABRIL 2010
Foram realizadas visitas guiadas
- Ao MUSEU R. BORDALO PINHEIRO;
- À Exposição «PORTUGAL NAS TRINCHEIRAS –
A I GUERRA DA REPÚBLICA;
- A SINTRA
(Monserrate e Regaleira);
- À Exposição temporária «Na Sombra das Reservas» na CASA-MUSEU ANASTÁCIO GONÇALVES
e a 27 de Abril
O DIA DO AMIGO
O tradicional Dia do Amigo, teve lugar este ano um Colóquio sob o título geral “Amigos do Museu, Museu de Amigos”.

MAIO 2010
- Visita guiada a CONVENTO DOS CARDAIS.
- Visita guiada ao MUSEU DA CIDADE.
. Visita guiada ao MUSEU NACIONAL DOS COCHES
.
.
.
CONTACTOS
Para inscrições nas iniciativas divulgadas nesta Newsletter, contactar
Clara de Sousa
Tel. 213912804 ou então 91 9417 007
Emails: mnaa.amigos@gmail.com ou mnaa.clarasousa@imc-ip.pt
.
.
.
.
.
.