sexta-feira, 27 de abril de 2012





Publicado  no Jornal

.



Grupo de Amigos do MNAA vai ser condecorado com
Ordem do Infante  D. Henrique                           

De acordo com José Blanco, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, decidiu atribuir ao Grupo de Amigos, pelo seu centenário, que se assinala na sexta-feira, o título de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.

Indicou ainda que as insígnias da Ordem serão entregues pelo secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, nesse dia, antes do concerto de Katia Guerreiro, aberto ao público, previsto para as 20h30.

A Ordem do Infante D. Henrique é uma condecoração honorífica que visa distinguir a prestação de serviços relevantes a Portugal, no país ou no estrangeiro, ou serviços na expansão da cultura portuguesa, da sua História e dos seus valores.

O GAMNAA é o grupo de amigos de museus mais antigo de Portugal, e um dos mais antigos do mundo. Na sexta-feira, dia do início das celebrações do centenário do Grupo dos Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga (GAMNAA), a cantora irá actuar no hall de entrada do museu, na Rua das Janelas Verdes, em Lisboa.

Além do concerto de Katia Guerreiro, o GAMNAA convidou várias figuras ligadas à política e à cultura para comentar obras de arte do acervo do Museu de Arte Antiga, como Manoel de Oliveira, Marcelo Rebelo de Sousa, Eduardo Lourenço e Mário Soares, entre outros.

A primeira conversa em torno de uma peça começa com Manoel de Oliveira, a 16 de Maio, sobre os “Painéis de São Vicente”, considerada uma obra-prima da pintura portuguesa do século XV, e sobre a qual o realizador fez uma curta-metragem em 2010.

A curta-metragem “Painéis de São Vicente de Fora, Visão Poética” vai ser exibida nessa data.

Marcelo Rebelo de Sousa vai falar sobre “Tentações de Santo Antão”, de Hieronymus Bosch, João Lobo Antunes falará sobre “São Jerónimo”, de Albrecht Dürer, Eduardo Lourenço sobre “Retrato de São Sebastião”, de Cristóvão de Morais, Mário Soares sobre “Salomé”, de Lucas Cranach, e o bispo Manuel Clemente sobre “O Casamento Místico de Santa Catarina”, de Murillo.

O Museu Nacional de Arte Antiga, criado em 1884, alberga a mais importante colecção de arte antiga existente no país desde a Idade Média até ao século XIX, com obras de pintura, escultura, e artes decorativas.

Em 1912, o historiador e director do museu, José de Figueiredo, fundou um Grupo de Amigos para apoiar e promover o trabalho da instituição através de doações de obras de arte, aquisição de equipamentos e promover actividades culturais paralelas, como conferências e publicação de livros.

Ainda no âmbito das celebrações, o GAMNAA vai editar um livro sobre a história do grupo, intitulado “Por Amor à Arte”, com uma selecção de obras doadas ao museu por membros e mecenas, algumas delas em exposição. »