quinta-feira, 4 de outubro de 2012

NewsLetter 24 - Out./Dez. - 2012







                                            
100 Anos do Grupo dos Amigos do MNAA (1912-2012)



                   Newsletter                    
 
Nº 24 — Outubro-Dezembro 2012





EDITORIAL

Têm prosseguido as manifestações integradas nas comemorações do Centenário do nosso Grupo. Não posso deixar de salientar o êxito que obteve a primeira conferência da série especialmente organizada para o efeito: a realização de palestras por individualidades mediáticas fora dos circuitos habituais da história e da crítica de arte. O Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, nosso primeiro convidado, trouxe ao Museu uma verdadeira multidão de ouvintes (Amigos e não só), que encheram três salas e que, no final, aplaudiram calorosamente a inteligente, culta e original aproximação do orador a uma obra tão complexa como é o quadro de Bosch “As Tentações de Santo Antão”. Vai seguir-se-lhe, no próximo dia 17 de Outubro, outro convidado distinto: o Prof. Doutor João Lobo Antunes, médico, humanista e escritor que nos dará a sua interpretação pessoal do famoso “S.Jerónimo”, de Albrecht Dürer; o Prof. Doutor Eduardo Lourenço, figura central da identidade cultural portuguesa, falará em 21 de Novembro em frente do Retrato de D. Sebastião, de Cristóvão de Morais, do tema do Sebastianismo, que lhe é tão caro; e, em 19 de Dezembro, o Senhor Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, encerrará a primeira série de conferências deste ano, falando-nos do significado profundo do quadro de Murillo, O Casamento Místico de Santa Catarina. Não é demais sublinhar como são apelativas estas palestras – que continuarão mensalmente até Abril do próximo ano. O Grupo dos Amigos agradece a disponibilidade manifestada sem reservas nem condições por todas as individualidades que convidou.

Outro acontecimento muito importante do Centenário vai ser o jantar (simultaneamente comemorativo e de angariação de fundos), que terá lugar em 25 de Outubro. No final do jantar, retomando uma tradição do Grupo dos Amigos desde a sua criação em 1912, ofereceremos ao Museu Nacional de Arte Antiga, na pessoa do seu Director, Prof. Doutor António Filipe Pimentel, uma obra de arte especialmente adquirida para o efeito num leilão em Lisboa e que vai enriquecer o património do Museu. Em nome do Conselho Director, apelo a todos os Amigos que venham participar neste jantar, para que, todos juntos, brindemos à memória dos Amigos que nos antecederam e às felicidades futuras do mais importante Museu de Portugal, que é o nosso Museu Nacional de Arte Antiga.

José Blanco



PRÓXIMAS ACTIVIDADES
Para inscrição nestas actividades é necessário o(a) interessado(a) ter a quotização de 2012 em dia
Inscrições nas actividades:
e_mail:amigosmnaa@gmail.com; Telf: 21 397 32 37 (3ªs feiras à tarde) ou 91 861 65 29 – Helena Guimarães



OUTUBRO

10 de Outubro (4ª. Feira) – 13:00
A Arte Como Sobremesa - Almoço livre no restaurante do Museu seguido (13:30) de visita guiada à exposição
«THESAURUS. A ourivesaria sacra na Real Abadia de Alcobaça». Local de encontro: Restaurante do MNAA;

11 de Outubro (5ª. Feira) – 15:00
Visita guiada à exposição «THE HAPPY MODERNISM: ART DECO IN PORTUGAL, PAINTING; DRAWING; SCULTURE, 1912-1960». No Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado.

17 de Outubro (4ª. Feira) – 18:30
Conversa com... A segunda conferência da série integrada nas comemorações do Centenário do Grupo será feita pelo Prof. Doutor João Lobo Antunes, que falará sobre o S. Jerónimo, de Albrecht Dürer. Entrada livre.

21 de Outubro (Domingo) – 10:00-13:00
Oficina de Escrita Criativa com base em exercícios especialmente criados para a colecção permanente do MNAA. Se quer desenvolver ainda mais as suas capacidades criativas e imaginativas, inscreva-se! Marcações: Escrever Escrever, Tel. 210962158 | 911197797 ou www.escreverescrever.com (separador: “Aos fins de semana, workshops”) Associados do GAMNAA: 25€

25 de Outubro (5ª. Feira) – 20:30
JANTAR comemorativo do Centenário do Grupo dos Amigos do M.N.A.A. O jantar será precedido, às 20:00, de uma visita guiada especial à exposição Thesaurus (Tesouros da Abadia de Alcobaça) na Sala do Tecto Pintado. No final do jantar, far-se-á a entrega ao Director do Museu de uma oferta do Grupo dos Amigos, comemorativa do Centenário do GAMNAA. Haverá também uma tômbola com prémios valiosos. O preço do jantar é de 35 Euros por pessoa.

26 a 28 de Outubro (6ª. Feira/Dom)
GUIMARÃES 2012. Viagem a Guimarães, Capital Europeia da Cultura/2012 e a Ponte de Lima (8º Festival Internacional dos Jardins), com a duração de 3 dias. Programa em anexo. Marcações: Cistertour, tlf: 213804064 / 919922290.

30 de Outubro (3a. Feira) -15:00
Visita guiada à exposição «DA IDEIA À FORMA. Desenhos de Escultura.». (Tal como nas outras artes, a escultura começa por surgir na mente do seu criador, daí passando frequentemente para o papel antes de tomar forma no material. Nesta exposição, poderá ser visto um pequeno espólio, destes desenhos, da colecção do museu.). Sala do Mezanino, MNAA. Ponto de encontro: Hall Rua das Janelas Verdes.

31 de Outubro (4ª. Feira) - 18:00
10 Obras de Referência – Doações do GAMNAA – 100 Anos do Grupo dos Amigos do MNAA. Mobiliário: Contador, Antuérpia, séc XVII. (Uma actividade do MNAA. Durante 2012, em consonância com o centenário do GAMNAA, as Obras de Referência em visita são doações do GAMNAA ao MNAA). Entrada livre.


NOVEMBRO

08 a 11 de Novembro (de 5ª Feira a Dom.)
Viagem à ALEMANHA – Visitas a Colónia, Bona, Aachen – na rota de Carlos Magno - e a Remagen onde assistiremos à inauguração, no Arp Museum Banhof Rolandseck, da exposição «O Inverno no Impressionismo», que inclui um quadro de Courbet doado por Calouste Gulbenkian ao MNAA. Inscrições: Cistertour, tlf: 213804064 / 919922290;

14 de Novembro (4ª. Feira) – 13:00
A Arte Como Sobremesa - Almoço livre no restaurante do Museu seguido (13:30) de visita guiada à exposição «DA IDEIA À FORMA. Desenhos de Escultura.». Local de encontro: Restaurante do MNAA;

15 de Novembro (5a. Feira) - 15:00
Visita guiada à exposição “THESAURUS. A ourivesaria sacra na Real Abadia de Alcobaça». MNAA – Sala do Tecto Pintado. Ponto de Encontro: Espaço do GAMNAA, no Hall junto ao Jardim 9 de Abril;

20 de Novembro (3a. Feira) - 11:00
Visita guiada à FUNDAÇÃO CHAMPALIMAUD. Local de encontro: Av. Brasília, na recepção do edifício principal (do lado direito de quem está de frente para o rio);

21 de Novembro (4a. Feira) - 18:30
Conversa com... No âmbito do centenário do GAMNAA, a terceira conferência da série será feita pelo Prof. Doutor Eduardo Lourenço, que conversará com o Retrato de S. Sebastião, de Cristóvão de Morais. Entrada livre
.
24 de Novembro (Sábado) - 11:00
Visita guiada à «HISTÓRIA DA CIDADE», Museu da Cidade. Local de encontro: Campo Grande 245.
Ingresso: gratuito

28 de Novembro (4ª. Feira) - 18:00
10 Obras de Referência – Doações do GAMNAA – 100 Anos do Grupo dos Amigos do MNAA. Pintura: Virgem com o Menino: Itália, séc XIV. (Uma actividade do MNAA. Durante 2012, em consonância com o centenário do GAMNAA, as Obras de Referência em visita são doações do GAMNAA ao MNAA). Entrada livre.


DEZEMBRO

04 de Dezembro (3ª Feira) - 15:00
Visita guiada à exposição «O CHÁ. DE ORIENTE PARA OCIDENTE». Museu Fundação Oriente.

5 de Dezembro (4ª. Feira) - 13:00
DIA DO VOLUNTARIADO – Almoço das(os) Voluntárias(os) do GAMNAA. As(Os) actuais 11 voluntárias(os) do Grupo conseguiram angariar 20 associados, no “Espaço do GAMNAA”, entre Janeiro e Julho de 2012. Este «Almoço de Natal» terá lugar no restaurante do MNAA.

11 de Dezembro (3ª. Feira) - 14:30
Visita guiada à exposição «A ARQUITECTURA IMAGINÁRIA». Uma exposição de pintura, escultura e artes decorativas. No MNAA. Local de encontro: Hall do MNAA, junto ao restaurante.

12 de Dezembro (4ª. Feira) – 13:00
A Arte Como Sobremesa - Almoço livre no restaurante do Museu seguido (13:30) de visita guiada à exposição «A ARQUITECTURA IMAGINÁRIA». Local de encontro: Restaurante do MNAA;

16 de Dezembro (Domingo) - 11:30
Especialmente dedicada a Crianças, seus pequenos amigos e Familiares, visita guiada aos «PRESÉPIOS» do MNAA.
Local de encontro: Espaço GAMNAA, no Hall 9 de Abril.

19 de Dezembro (4ª. Feira) - 18:30
Conversa com... O convidado para a última palestra deste ano, na série do Centenário do GAMNAA, é o Senhor Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, que falará sobre o quadro “O casamento místico de Santa Catarina“, de Murillo.
Entrada livre.



ACTIVIDADES RECENTES

ABRIL
- Visita guiada à exposição «TEMPO DE HERÓIS. SEQUEIRA e a ALEGORIA POLÍTICA»;
- 2 visitas guiadas à exposição «FERNANDO PESSOA, PLURAL COMO O UNIVERSO», na Fundação Calouste Gulbenkian.
- Concerto de Katia Guerreiro
MAIO
- Visita guiada ao Centro Cultural de Belém: “O CCB POR DENTRO E POR FORA - Uma Leitura Transversal ao Edifício”;
- A Arte Como Sobremesa - Almoço livre no restaurante do Museu seguido de visita guiada à exposição «DE AMICITIA. 100 Anos do Grupo dos Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga (1912-2012)»;
- Visita guiada à «HISTÓRIA DA CIDADE», Museu da Cidade;
- «A descoberta dos Painéis de São Vicente de Fora», palestra proferida pela Professora Maria João Baptista Neto;
- Visita guiada à exposição: «IMAGINÁRIO VIRTUOSO: JOAQUIM MACHADO DE CASTRO»;
JUNHO
- 2 visitas guiadas à exposição «DESENHAR O NOVO MUNDO. CARTOGRAFIA E NATURALIA DA CASA DA ÍNSUA.»;
- ALMOÇO NO JARDIM
JULHO
- 2 visitas guiadas à exposição «TRÍPTICO DA MISERICÓRDIA DO FUNCHAL», de Ian Provost.;
- Viagem a ITÁLIA: Verona, Mantua e Vicenza;
- Visita guiada ao «RESERVATÓRIO DA PATRIARCAL».
SETEMBRO
- Visita guiada à exposição «DESENHANDO O MUNDO - ARTE DA ÉPOCA DOS DESCOBRIMENTOS», Centro Comercial Colombo;
- Conversa de Marcelo Rebelo de Sousa com as Tentações de Santo Antão de Jheronymus Bosch;
- Visita guiada Exposição «Um Gosto Português. O uso do azulejo no século XVII», Museu Nacional do Azulejo.



PAGAMENTO DA QUOTA ANUAL
Prazo
Máximo até à data da realização da Assembleia Geral. Reunião ordinária todos os anos até 31 de Março.
Formas de pagamento
$ Débito em conta bancária $ Numerário
$ Cheque à ordem de GAMNAA $ Transferência bancária*
* No caso de ser por transferência bancária: por favor, colocar no descritivo da operação: nome, nº de associado ou enviar comprovativo. O NIB do GAMNAA é 0035 0027 00056847630 97
Contactos
Helena Guimarães (assistente)
3ª feiras das 14:00 às 17:00 - Na sala ao lado da Biblioteca do MNAA - Tel. 21 397 32 37
Restantes dias úteis das 9:00 às 18:00 – Tlm. 918616529
Email: amigosmnaa@gmail.com Blog: http://gamnaa.blogspot.com Facebook: www.facebook.com/G