sexta-feira, 6 de junho de 2008

Conferência no MNAA





CONFERÊNCIA NO MNAA


"Pintura de Reinos" - Prof. Thomas Kaufmann



6 de Junho às 17 horas. Entrada livre

A disciplina da História da Arte debate-se na actualidade com o problema do reconhecimento e tratamento das dimensões globais dos seus objectos artísticos e arquitectónicos enquanto que simultaneamente continua a fazer justiça aos problemas ligados a fenómenos locais.

Nesta palestra serão apreciados importantes temas do intercâmbio cultural, apresentadas críticas a abordagens anteriores e avançadas novas propostas.

O universo de referência do conferencista é o império espanhol, mas como Portugal esteve ligado a Espanha durante um período crucial da sua história, de 1580 a 1640, e uma vez que os problemas que se discutirão podem, mutatis mutandis, ter pertinência para a discussão do império português, torna-se esta conferência em objecto de grande interesse para os públicos de Lisboa.



O professor Thomas DaCosta Kaufmann é professor na Universidade de Princeton desde 1977 tendo feito doutoramento em Harvard com uma dissertação sobre coleccionismo nas cortes de Maximiliano II e Rudolfo II, distinguida com o American Council of Learned Societies Dissertation Prize, o primeiro de vários prémios que tem recebido ao longo da sua carreira.

.

.

.