domingo, 12 de julho de 2009

.

EXPOSIÇÃO

“ENCOMPASSING THE GlOBE.

PORTUGAL E O MUNDO NOS SÉCULOS XVI E XVII”

(MNAA)
.
.
Esta grande exposição do MNAA estará patente de 15 de Julho a 11 de Outubro, reunindo mais de trezentas obras de arte agrupadas em secções centradas em Portugal, no Brasil, no Oceano Índico, na China e no Japão, que criam uma visão alargada e inesquecível da extraordinária época dos descobrimentos portugueses. Esta exposição foi originalmente apresentada em Washington pela Smithsonian Institution.

.
Haverá visitas guiadas para o GAMNAA, nos dias 21 de Julho, 22 e 29 de Setembro, às 15 horas.

.
.


(BIOMBOS NAMBAN :
Japão, 1593-1602, Período Mamoyama
Atribuídos a Kano Naizen e a Kano Domi
Têmpera s/papel, folha de ouro, seda, laca e metal
Colecção Museu Nacional de Arte Antiga

Em 1543, os portugueses chegaram ao Japão, inciando um contacto entre povos que foi, acima de tudo, um encontro de civilizações. Desenvolveu-se a partir dessa data um intercâmbio comercial e cultural que ficou registado nestes dois pares de biombos.
No primeiro par de biombos, marcado com o selo do pintor Kano Naizen, narram-se da esquerda para a direita, os preparativos para a saída da nau de um porto que se pretende que seja Goa, intenção sublinhada pela representação de elefantes e de uma outra arquitectura; no biombo da direita, representa-se a chegada da nau ao seu destino no Japão, e o desembarque dos preciosos bens, representados com todo o pormenor. No segundo par de biombos, atribuído ao pintor Kano Domi, tendo embora o mesmo tema, a escala é diferente.No biombo da esquerda, negoceia-se numa nau sem velas, enquanto em terra se controla a descarga dos preciosos bens; no biombo da direita, representa-se, liderado pelo capitão-mor, o cortejo em direcção à Casa dos Jesuítas.
A minúcia com que são representados os vários intervenientes, a descrição da nau e do seu precioso carregamento, tornam estas peças num documento ímpar no contexto das relações entre Portugal e o Japão. )
.

(fonte: tv.rtp.pt - antena 2)